Labeurb ganha novo prédio para ampliar as pesquisas e acolher bem os pesquisadores

Fernando Costa inaugura a nova sede do Labeurb: mais espaço para receber pesquisadores de outras instituições e do exterior[23/11/2011] Às vésperas de completar 20 anos (em 2012), o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp ganhou um belo prédio de 600 m2 para melhor acomodar seus funcionários e pesquisadores e acolher aqueles que vêm de outras instituições do país e do exterior. A nova sede foi entregue na tarde de terça-feira pelo reitor Fernando Costa e por Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, na presença de inúmeros convidados entre os membros da equipe atual e muitos que ali realizaram suas pesquisas.

O Labeurb é um dos laboratórios vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) e considerado um centro de referência quanto aos estudos da cidade, analisada da perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história. Mantém relações de pesquisa com várias universidades brasileiras e europeias, como as Universidades de Paris III e XIII, a Escola Normal Superior de Lion e a Universidade de Lausanne.

labeurb_eni_290x240_.jpgA professora Eni Orlandi, coordenadora do Labeurb, afirma que seu laboratório construiu a mesma trajetória dos demais da Universidade, que foram se solidificando com uma produção cada vez mais qualificada, somando créditos dos acadêmicos, da sociedade e dos organismos de pesquisa, e por isso atraindo muitos pós-graduandos. “Nesse sentido, o Labeurb já demandava um espaço maior, não só para realizar suas atividades, que vão aumentando, como para receber pesquisadores conveniados de outras instituições do Brasil e do exterior. Esse prédio significa a possibilidade de dar mais um passo de qualidade em termos científicos.”

O reitor Fernando Costa ressaltou que a inauguração reflete o compromisso da Universidade em oferecer infraestrutura aos grupos de pesquisa que conseguem produzir ciência de qualidade, atuar na pós-graduação e obter reconhecimento nacional e internacional. “É uma satisfação para esta administração ter contribuído com um grupo que demonstra liderança na sua área de atuação. Também devo mencionar que esse investimento em infraestrutura não se dá apenas em centros e núcleos ou unidades de ensino e pesquisa: temos um projeto de médio prazo para que todas as construções interrompidas sejam terminadas.”

Para o pró-reitor Paulo Moreira da Silva, o espaço novo e agradável faz jus ao trabalho de todos no Labeurb, que sempre ofereceram a contrapartida de captar recursos nas agências de fomento. “Nós ajudamos na infraestrutura, mas a Unicamp possui uma capacidade enorme de captação. Nos últimos quatro anos, houve na Universidade uma expansão nunca vista, e de forma qualificada: quando encaminhamos um projeto, é porque sabemos que o grupo que está por trás vai fazer acontecer.” Já a pesquisadora Claudia Pfeiffer, coordenadora do Nudecri, sintetizou o sentimento de funcionários e pesquisadores: “Nunca faltou espaço intelectual nem espaço afetivo nesse laboratório. Agora temos espaço físico para acolher a todos de maneira muito mais apropriada.”

Livro e seminário
Na manhã do mesmo dia, houve a estreia do auditório da nova sede do Labeurb, que promoveu o seminário “A Cidade Fala”, compreendendo a conferência “Cidade e Estado”, com Eni Orlandi, e a mesa-redonda “Sujeito e Cidade”. “Mostramos um pouco da história do laboratório, que tem como principal trabalhar com questões da cidade, procurando compreendê-la como um espaço de significação, que abriga sujeitos e atividades diferenciadas, sempre pensando através da linguagem. Pensando não só hoje, mas historicamente, como as cidades vão se constituindo e ganhando o sentido que possuem, produzindo efeitos sobre os sujeitos”, explicou a conferencista.

O dia também foi do lançamento do livro Análise de Discurso no Brasil: Pensando o Impensado Sempre, em homenagem a Eni Orlandi, organizado por Eduardo Alves Rodrigues, Gabriel Leopoldino dos Santos e Luiza Katia Andrade Castello Branco. “São três alunos meus, que há cerca de dois anos propuseram essa simpática homenagem, com textos de ex-orientandos e colegas exterior, como franceses e suíços, e de outros que partilharam um pouco do meu percurso. Como o livro ficou pronto, decidiram lançá-lo durante a inauguração desse importante espaço.”

Fonte: Site da Unicamp (www.unicamp.br ), em 23/11/2011.

Texto:
Fotos: