Seminário promovido pelo Labeurb trouxe a Profª Drª Verli Petri, da UFSM

O Seminário Aberto: Leitura, descrição e interpretação, promovido pelo Labeurb, ocorreu na manhã do dia 27 de abril e trouxe para debate com o público presente a reflexão que vem sendo desenvolvida pela Profª. Verli Petri (PPGL/Corpus/UFSM), em seu pós-doutorado, realizado no Labeurb sob a supervisão da Profª. Eni Orlandi. A reflexão, ainda em processo, teve como ponto nodal a questão da descrição em Análise de Discurso. Segundo Verli Petri, a descrição tem um funcionamento próprio e deve ser tomada discursivamente, como já apontou Pêcheux, no “entre-deux” da leitura e da interpretação. Em seu trabalho de pós-doutorado a Profª. Verli se propõe, justamente, a compreender o funcionamento da descrição.

A partir de três diferentes materialidades: 1) a descrição de dois dicionários, o dicionário de língua portuguesa e um dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul; 2) a imagem de uma localidade conhecida como “Garganta do Diabo”, na cidade de Santa Maria - RS; e 3) a sonoridade de um poema musicado pelo grupo Audiverimus; Verli trabalhou os diferentes funcionamentos da descrição e sua relação com a historicidade e a memória.

O amplo debate suscitado pelo seminário Leitura, descrição e interpretação trouxe muitas contribuições para o trabalho do Analista de Discurso, sobretudo, no que diz respeito ao procedimento analítico.