LABEURB REALIZA I JORNADA E-URBANO

A I Jornada E-Urbano - espaço urbano/espaço digital: vias de circulação do sentido, ocorrida no dia 23/03/2010 e promovida pelo Labeurb, contou com a presença de grande público, incluindo professores, pesquisadores, jornalistas, bibliotecários, geógrafos, urbanistas e alunos de graduação. Contou também com público vindo de São Paulo, Americana, Pouso Alegre, São Carlos. Essa I Jornada E-Urbano trouxe em sua programação quatro mesas-redondas que debateram com o público, através da exposição de suas reflexões de pesquisa, questões sobre as mudanças produzidas pela tecnologia digital na organização do espaço urbano, no modo de significação desse espaço afetado pelo digital e sobre as relações sociais e intelectuais que a partir da determinação do digital se ressignificam. No encerramento do evento, uma equipe de alunos liderada pelo professor Alysson Vitale, da Univas, de Pouso Alegre, apresentou o vídeo "E-Urbano", produzido especialmente para o projeto.

Além desse vídeo, na mesa “Simulação, hibridismo e avatares no espaço digital”, a pesquisadora Cristiane Dias apresentou o vídeo Virtual Gratok, que reúne arte e tecnologia.

O vídeo foi produzido pela pesquisadora Cristiane Dias como produto artístico-tecnológico de sua pesquisa sobre a construção de identidade e processos de subjetivação do sujeito no espaço digital e virtual. Virtual Gratok mostra o percurso de um avatar – Gratok – no mundo virtual do Second Life Brasil.

Second Life é, na definição do site, “um mundo virtual tridimensional que oferece a qualquer um que tenha acesso à internet a possibilidade de ter uma segunda vida, um alter-ego. As pessoas que se cadastram no Second Life são mais do que internautas ou usuários. São residentes de um universo on-line onde é possível voar ou se teletransportar, trabalhar, fazer novos amigos, estudar, criar produtos e obras de arte, passear, namorar, fazer compras, vender, dançar, anunciar, negociar…”.

Confira o vídeo, a seguir.

Confira as fotos do evento!