Maria Onice fala sobre o entrecruzamento entre o rural e o urbano

IEL_Maria-Onice-Payer___290x240_.jpg

O encontro entre o rural e o urbano pode se dar no terreno onde estão instalados a casa e o quintal que abriga árvores frutíferas. A abordagem, predominantemente imaginária, de separação nítida e categórica pode mudar quando o pesquisador constata que o rural e o urbano estão mais entrecruzados que se imagina, segundo a pesquisadora-colaboradora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp e professora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Maria Onice Payer. Durante sua conferência no seminário “Aspectos Estruturantes da Relação Rural x Urbano”, ela disse vários elementos do universo simbólico rural também são encontrados na zona urbana.

O discurso urbano, segundo Maria Onice, ainda reflete o rural como um passado e distante, uma memória da infância, mas a partir da constatação do entrecruzamento é possível trabalhar esse real de outro modo. Esse imaginário não está só na teoria, mas também no comportamento das pessoas e nas políticas públicas.

A pesquisadora informou que existem projetos de pesquisa em desenvolvimento no Labeurb que ajudam a compreender o processo de produção dos sentidos, como "As (re)divisões do espaço urbano", a fim de possibilitar gestos que permitam interromper a cadeia de reprodução e proporcionem deslocamentos de sentidos em relação ao imaginário e, em consequência, em relação ao real social.