Profa. Dra. Eni Orlandi participará da Comemoração da Semana da Francofonia 2009 no Distrito Federal - O Mundo em Busca de um Novo Equilíbrio: Francofonia, Hispanofonia e Lusofonia

A Coordenadora do Labeurb, Profa. Dra. Eni Orlandi, estará participando nos dias 25 e 26/03/09, de um conjunto de eventos relativos ao ano Brasil/França. A Profa. Eni fará parte da mesa-redonda “Fronteira, Identidades, Intercâmbios Lingüísticos e Culturais” e também realizará, em conjunto com a antropóloga Mariza Veloso, a conferência plenária de encerramento do Seminário. Este evento é uma iniciativa organizada pelas embaixadas dos países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), representados em Brasília e será realizado na Reitoria da Universidade de Brasília em parceria com a Aliança Francesa. Trata-se de um importante momento de representação da relação intelectual que a Profa. Eni Orlandi mantém com a França desde o início de sua formação em pós-graduação na Universidade de Paris/Vincennes e como Leitora de Língua e Civilização Brasileira em Montpellier, em 1968. Sua relação com a Análise de Discurso proporcionou-lhe um programa de conhecimento e de pensar o simbólico e o político que a Profa. Eni desenvolveu consistentemente no Brasil, introduzindo e institucionalizando essa disciplina em nosso país. Além disso sua participação em outros projetos franceses como o liderado por Sylvain Auroux e acompanhado de perto por Francine Mazière permitiu-lhe trazer para o Brasil o projeto História das Idéias Linguísticas que hoje é elaborado por todo o território nacional explicitando uma história das idéias sobre a língua e de sua constituição que certamente traz muitos subsídios para pensar e ensinar a língua. Esta relação com os intelectuais, com a cultura, com a arte produzida na França é uma contribuição inestimável que, neste encontro, se simboliza.

(veja o programa do encontro)