Leia aqui o resumo do texto apresentado pela pesquisadora Claudia Pfeiffer no XI ICHOLS realizado em Postdam-Alemanha entre 28/08 e 02/09/08

Linguistics and Institutionalization in the Brazilian Space

Apresentamos algumas análises sobre a institucionalização da Lingüística no Brasil. A pesquisa na qual essas análises são trabalhadas tem por objetivo compreender a relação entre os processos e os percursos de institucionalização da Lingüística no Brasil por meio de análises das Associações da área de Letras e Lingüística como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ANPOLL (fundada em 1984, contando atualmente com mais de 80 programas de pós-graduação filiados), a Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN (fundada em janeiro de 1969 por Mattoso Câmara) e o Grupo de Estudos Lingüísticos do estado de São Paulo - GEL (também fundado em 1969).

As associações são tomadas como concernidas no processo de constituição do saber lingüístico e tratadas como uma Instituição, compreendida como um espaço que produz a um só tempo unidade e legitimidade. Mais ainda, a Instituição tem uma forma própria que é a da escrita e do saber. Há, assim, uma indissociabilidade entre a Instituição, o saber e a escrita. Por esse papel central, foi fundamental em nossa pesquisa nos perguntarmos sobre o próprio funcionamento do "institucionalizar". Nesse sentido, investimos na compreensão do processo de institucionalização pensado na sua relação com os percursos dessa institucionalização. A relação tensa e contraditória entre os diversos percursos e processos inscritos na prática de institucionalização da Lingüística organiza e legitima uma visibilidade, uma unidade para esse campo científico. Essa prática implica em contínuos gestos como o de recortar, atualizar, estabilizar, legitimar, administrar, construir unidade, construir lugares de enunciação, construir lugares de um poder dizer.

No bojo dessas compreensões, lançamos nosso olhar sobre as atas fundacionais e sobre os documentos que circularam na instituição dessas três associações da área dos estudos da linguagem (GEL, ABRALIN e ANPOLL).