Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima
Pedro de Souza Felipe Jose Martins Pereira
A voz e a cantora no discurso
Entreo que se vê eseescuta e o que apenas se ouverespectivamente naversão em DVDe emCD doAcústico MYTV MarinaLima, éprecisoapreender oque sediz dasonoridade vocalaí percebida. Talvez sejainsuficienteofragmentoconsideradoparatornar presente orumordiscursivo maiorque faz escutar e dizer a voznas circunstânciasemque esquadrinhamos ocanto de Marina Lima,até aqui exposto na nudezdo seuacontecimento sonoro sob os auspíciosde umdispositivo quenadadiz sobreo que de fato se trata neste trabalho. Seria interessante, mesmo queàguisa de especulação, postular, sobostraços acústicos da voz, a presença deum discursosituado nonível mais apreciativo em que o que a cantoraapresenta eregistra em DVD e CD só pode vir como vestígio do que seria a vozna memória que diz sobre seu cantar de outro tempo.
Na qualidade de testemunho à beira de ser convertido emarquivo valetomar comoindicador desta discursividadeobrevetexto docrítico“Disco baila no fio da navalha”, escrito por PedroAlexandreSanches,e publicado no jornalA folha de São Paulo,no dia 9 de junho de 2003, dias após o lançamento no mercado do CD e do DVDemfoco.Porcerto, areferência aquinãotemoestatuto deindicação bibliográfica: não se trata de localizar o texto produzido na relação precisa com o autor que o escreveu, mas sim deindicar umacurva na região dosdizeres emque se inscreve muitasoutras norteandoo acontecimento discursivo em que o foco recai sobre adimensão enunciativa davoz cantante.
De tudoque sediz nestabreve resenha crítica,cabe ressaltar àreferênciaaos limitesvocais dacantora.
Projeta, ainda, uma exposição: cantando ao vivo, ela coloca a nu as dificuldades que ainda sente ao cantar, pronunciando em golpes várias letras "p", "t" e "c". Parece a admissão de um limite, ou então um laço que ela, podendo, ainda resiste emdesatar.(Idem)
Nãose tratade tirar otrecho destacado do contextointratextual emque ele funciona. De fato, visto do ponto de vista da coerência textual, o recorteéapenas ummomento fortuito de umaresenha que quer sobretudo ressaltar o valor da obra em disco, apesar de suas limitações erigidas no que representou afigura de MarinaLima comoícone decantorapopsituada entreos anosde 1980 e 190.
Considerações desse tipo aparte, oque sediz nestapassagem emdestaque temrelação comaconversão docomentário emvestígiode umadiscursividade. Do que setrata éda vozcomo traçomaterial doque constituio sujeito que canta.Retomamos