Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima
Pedro de Souza Felipe Jose Martins Pereira
pedaços desta fala poronde avoz da sociedade do discurso vemdizer deque é feito o canto: “ela coloca a nu as dificuldades que ainda sente ao cantar”, “Parece a admissão de um limite”, um laço que ela, podendo, ainda resiste emdesatar. ”. Pensando muitomais nodiscurso quepode ser o objeto de uma outra análise, tem-seaqui ocorrelato dodiscurso que constituiaquilo deque fala, ou seja, o acontecimento efêmero em que do canto se faz o sujeito. Mesmo aomencionara cantora em cena “pronunciando em golpes várias letras "p", "t" e "c", nada a ver aqui com o discurso que diria dasdifíceiscondições com que avozcravada nacarne, ou no seu grão, como diria Roland Barthes,a fimde realizara forma que teria o som dessas letras paraacusticamente refletirem aextensão e afrequênciacom que se tornam o som ideal da fala e dalíngua.
Considerações finais
Registramosneste trabalhoapenas o lance inicial de uma pesquisa que está em curso em múltiplas direções. A que nos deteve aqui veio da escuta da segunda gravação que Marina Lima fez de“Grávida”, e nela oemprego de uma outra voz funcionando como extensão da sua.
Podemos provisoriamente concluir que este gênero desustentaçãoacopladoà voz dominante funciona a modo de elementocoextensivo; nãoa voz, mas ao longo trajeto que ela é levada a cumprir na enunciação. O agudo contidonaemissão dasemivogal /i/ noúltimo segmento silábico dapalavra “parir” nadaficadevendo aum efeitoestético emque a voz se mostra no ponto em que pode e não pode soar.
Mantém-se o estilo de Marina nesta segunda gravação. Só que agora muito mais que apontarpara o eu que se perdeno trajeto da voz,aponta paraa voz que falta antes que qualquer eu se manifeste no ato de cantar. Mesmo quando a voz falha, ali, na falha, ela se mantém plena do drama entre subjetivar e não subjetivar.
.
Referências bibliográficas
BARTHES, R.O obvio e o obtuso. 1ª. Ed. Lisboa, Edições 70, 1982
DOLAR,M.Una voz y nada más.Editorial Manantial, 2007
FOUCAULT, M.O Nascimento da Clínica.1a.ed. Trad. Roberto Machado.Rio de Janeiro:Editora Forense, 1977~
GROSJEAN, M. “Le jeu musical des voix dan l’interaction”, in: BADIR, S.; PARRET, H. (orgs)Puissances de la voix:Corps sentant, corde sensible.Limoge,Presses Univertaires de Limoge, 2001, p. 71-80