A ARS (Análise de Redes Sociais): elo entre pesquisa e o ensino

ARS (social network analysis): link between research and teaching


Eliane Vitorino de Moura Oliveira*





ver pdf       ver pdf

Resumo:

Com o mapeamento da fala de adolescentes oriundos de um distrito rural da cidade de Londrina, no Paraná, a análise das Redes Sociais de Interação (social networks) é apresentada como um método analítico apropriado para o reconhecimento da realidade linguística dos alunos, ato necessário para a elaboração de materias didáticos que respondam às necessidades atuais. Utilizando o programa Egonet, cuja função é quantificar os contatos pessoais, por meio da identificação de conexões e pontos dentro de uma rede egocêntrica, são apresentados mapas individuais das redes de cada um dos informantes, como um modelo apropriado de reconhecimento das referências linguísticas individuais. Pelo viés da Sociolinguistica, em especial sua vertente Educacional, as discussões com enfoque nos resultados certificam o trabalho com a ARS - Análise de Redes Sociais de Interação - como uma eficiente resposta em busca de caminhos para o eficaz ensino de Língua Portuguesa como língua materna.
Palavras Chave: Análise de Redes Sociais, Português Língua Materna, Ensino.



Abstract:

By mapping the speech of adolescents come from a rural district of Londrina, Paraná, shows social networks analysis as an analytical metode appropriate to recognize the linguistic reality of the students, because this recognition is necessary for the development of teaching materials that respond to current needs. Using Egonet Program, whose function is to quantify personals contacts, by identifying connections and points in the egocentric network, this paper presents individuals maps of each informant, a appropriate model for the recognition of individual linguistic references. Under the bias of Sociolinguistica, especially its educational component, discussions on the results certify the work with ARS as an efficient answer to the search for ways to effective teaching of Portuguese language as mother tongue.
Keywords: Social Network Analysis; Portuguese mother tongue, Education.





Para citar essa obra:
OLIVEIRA, E. V. M.; A ARS (Análise de Redes Sociais): elo entre pesquisa e o ensino . In: RUA [online]. no. 22. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2016. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v22i2.8647952

--------------------------------------------------------------------

*A autora é Docente na Universidade de São Tomé e Príncipe pelo Programa Leitorado do Governo Brasileiro. E-mail liaoliver13@gmail.com Caixa Postal 789 Distrito de Água Grande – São Tomé – São Tomé e Príncipe. Endereço: - . E-mail: liaoliver13@gmail.com