Consumo, espaço e identificação: o sujeito rolêzeiro na rede de sentidos

Consumption, space and identification: the subject rolêzeiro in the network of senses


Guilherme Carrozza*
Carina Carnevalli Alvarenga**





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Resumo:

O viver em sociedade no mundo contemporâneo traz questões que tocam nos modos como o sujeito lida com a ideologia, pensada como materialmente ligada ao inconsciente. Isso significa dizer que o sujeito se constitui pelos discursos que circulam socialmente e produzem lugares de identificação. Uma das entradas onde é possível observar esse funcionamento é o corpo do sujeito que, de acordo com Orlandi (2012), é tomado como materialidade significativa. Trazemos para a reflexão um tipo específico de manifestação pública, conhecido como rolêzinho, tendo como foco de observação o corpo do sujeito em movimento no espaço público, relacionando-o a uma lógica de funcionamento capitalista, na qual as relações de consumo são determinantes. Pretendemos levar às consequências as reflexões acerca da relação dos sujeitos com seus corpos inseridos em espaços determinados de circulação, onde a organização desponta como naturalmente necessária.
Palavras Chave: Sujeito, Corpo, Espaço, Consumo, Marca, Rolêzinho



Abstract:

By living in society in the contemporary world, we demand questions about how the subject deals with the ideology, what is, from our perspective, materially connected to the unconscious. This means that the subject is constituted as such by the discourses those circulate and produce places of identification. One of the inputs where it is possible to observe that this function, is the subject body that, according to Orlandi (2012), is taken as significant materiality. We bring to reflect a specific type of public demonstration, known as “rolêzinho”, with the observation focus the body of the subject moving in public space, linking it to a capitalist logic of operation, in which consumer relations are crucial. We intend to take the consequences of the reflections on the relationship of individuals with their bodies placed in certain areas of circulation, where the organization stands out as naturally necessary.
Keywords: Subject, Body, Space, Consumption, Brand, Rolêzinho





Para citar essa obra:
CARROZZA, G.; ALVARENGA, C. C.; Consumo, espaço e identificação: o sujeito rolêzeiro na rede de sentidos. In: RUA [online]. no. 22. Volume 2 - ISSN 1413-2109/e-ISSN 2179-9911 - Novembro/2016. Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
http://www.labeurb.unicamp.br/rua/


DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rua.v22i2.8647941

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*Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás – Universidade do Vale do Sapucaí. Coordenador do Projeto de Pesquisa Sujeito, Espaço, Corpo e Sentido, em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Juiz de Fora. E-mail: guilhermecarrozza@uol.com.br. Endereço: Av. Prefeito Tuany Toledo, 470 – Bairro Fátima, Pouso Alegre, MG – CEP 37550-000 Endereço: Av. Prefeito Tuany Toledo, 470 – Bairro Fátima, Pouso Alegre Pouso Alegre - MG. E-mail: guilhermecarrozza@uol.com.br
**Bolsista Probic Fapemig em 2015, aluna de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da Univás – Universidade do Vale do Sapucaí. E-mail: carinacalvarenga@hotmail.com. Endereço: Av. Prefeito Tuany Toledo, 470 – Bairro Fátima, Pouso Alegre, MG – CEP 37550-000 Endereço: Av. Prefeito Tuany Toledo, 470 – Bairro Fátima Pouso Alegre - MG. E-mail: carinacalvarenga@hotmail.com