Cáceres - nome luso de cidade mato-grossense


resumo resumo

Neuza Zattar



formulações distintas e dispersas que formam em seu conjunto o domínio da memória (ORLANDI, 1992, p. 90 in GUIMARÃES, 2005a, p. 66).

Na descrição da planta da Vila, as vozes do “Tenente” e do “escrivão” se dão simultaneamente, na medida em que o “Tenenteexplica a edificação da Vila, o escrivão vai lavrando a ata, dando corporeidade à linguagem técnica de construção militar e à constituição da imagem do “Tenente” como desenhista responsável pelo projeto, sob a ordem do Governador. Ou seja, um modo de construção da linguagem que “funciona como um conjunto de regularidades, socialmente construídas, que se cruzam e podem ir permitindo mudanças nos fatos sem que isso possa ser visto como desvio ou quebra de uma regra (GUIMARÃES, 2002, p. 17).

Vamos aos recortes:

 

  1. como alguns dos alinhamentos não estão conformes ao projecto da boa polícia, como deveria ser, determinou elle, dito Tenente, a todos os moradores, em nome de S. Ex.[...]”; (grifo nosso)

 

  1. em quanto se fabricavam casas no novo arruamento, que lhe fica prescrito e balisado por elle, Tenente, [...]”; (grifo nosso)

 

  1. determinou que precisamente chamariam para regular os ditos pés direitos ao carpinteiro João Martins Dias, e na falta d’este outro algum inteligente no officio, afim de conservar sem discrepancia, segundo o risco, a largura de 60 palmos de ruas que estão assignadas por elle, dito Tenente [...]”; (grifo nosso)

 

  1. O que tudo assim executado pelo dito Tenente de Dragões na presença de todos os moradores, [...]”. (grifo nosso)

 

No aspecto da normatização, a ata de fundação funciona como um código de posturas que disciplina a ocupação do território, estabelecendo lugares para a edificação das casas, instituições e espaços públicos. Os sentidos de edificação do território ocupado se movimentam, significando que os limites preliminarmente definidos na planta serão irrompidos pela ocupação dos lugares não previstos no projeto de edificação.

A repetição da forma “Tenente” nas expressões “dito Tenente”, “elle, Tenente”, “elle, dito Tenente” produz o efeito do já dito da identificação da autoridade pela patente militar e de seu lugar social de co-fundador determinado pelas ordens do Governador.

Na expressão “O que tudo assim executado pelo dito Tenente” (item “d”), o pronome indefinido “tudo” condensa todo o texto da ata de fundação da Vila, reescriturando “o que já foi dito, fazendo interpretar uma forma diferente de si”