Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima
Pedro de Souza Felipe Jose Martins Pereira
As figuras 01 e03apresentama medição das durações aplicadasàemissão do vocábulo /parir/, tomado a partir do seguinte verso: “e vou parir sobre a cidade uma bomba,uma cor.”. O espectro dessas durações, na figura 01, corresponde à variável b e, na figura 03, à variável c. As figuras 02 e as figuras 04 mostram como, em termos de duração, foi emitido o mesmo vocábulo /parir/, isolado na frase melódica: “e vou parir sobre a cidade quando a noitecontrair. ”Neste caso, a duração corresponde, na figura 02,à variável b1 e, na figura 04 à variável c1. Os segmentos b2 e b3 representam as emissões do vocábulo /parir/ pelabacking vocal, tomadasrespectivamente apartir dosprimeiro e segundo versos.
Entre a gravação de 1991 e a de 2003, no exato ponto da emissão vocal que destacamos, há uma mínima e uma significativa diferença. Mínima pelo fato de, sem nenhum aparato de acuidade acústica, percebermos no encontro entre a voz principal e a