Gazeta de Notícias, 20 de outubro de 1907.
É a primeira versão da narrativa A tatuagem no Rio, republicada com uma segunda versão na coletânea A alma encantadora das ruas (1908). Na segunda versão, a referência a Senna dar lugar a Cesare Lombroso, também citado em Através do cárcere (1907). Cesare Lombroso se filia a concepção romântica de crime-doença, que para Tobias Barreto, “reclama para o delinqüente, em vez da pena, o remédio”, ou, positivo-naturalística para Clóvis Beviláqua. A concepção romântica de crime-doença difere da escola criminológica de orientação sociológica, como em Gabriel Tarde.
Kosmos, novembro de 1904.
[1] Gazeta de Notícias, 20 de outubro de 1907.
[2] É a primeira versão da narrativa A tatuagem no Rio, republicada com uma segunda versão na coletânea A alma encantadora das ruas (1908). Na segunda versão, a referência a Senna dar lugar a Cesare Lombroso, também citado em Através do cárcere (1907). Cesare Lombroso se filia a concepção romântica de crime-doença, que para Tobias Barreto, “reclama para o delinqüente, em vez da pena, o remédio”, ou, positivo-naturalística para Clóvis Beviláqua. A concepção romântica de crime-doença difere da escola criminológica de orientação sociológica, como em Gabriel Tarde.
[3] Kosmos, novembro de 1904.