As estações de metrô são espaços de passagem, de trânsito, que ligam diferentes localidades da cidade. São também locais de pouso, de espera, de estada provisória. Afetados pela temporalidade cambiante, os sujeitos vivenciam a viagem e a parada, a pressa e a calma, a caminhada (ou corrida) e a imobilidade, a (re)programação dos percursos, a pausa e o retorno ao movimento. Dentre os discursos que aí circulam, estão os artísticos e de divulgação da arte. A arte se espacializa no metrô. Há obras expostas nas plataformas e textos que lhes atribuem sentidos, gestos de interpretação. Em movimento, os sujeitos deparam-se com elas a partir de diferentes localizações, perspectivas, posicionamentos estáticos ou dinâmicos.
Em algumas estações do metrô de São Paulo, encontram-se obras de arte estreitamente relacionadas ao espaço-tempo em que estão inseridas, de maneira que elas significam na relação com a materialidade envolvente. Há também painéis de divulgação artística e cultural, visualizados nas proximidades do embarque e desembarque dos trens. Esses painéis indicam, anunciam, descrevem as obras presentes na plataforma ou em outras linhas do metrô, assim como orientam para roteiros artísticos e eventos. O espaço do metrô, desse modo, é ocupado por dispositivos de divulgação da arte para os sujeitos em trânsito, artefatos que projetam para os leitores uma imagem de apreciador, fruidor, propondo-lhes lugares e roteiros para contatos com a arte.
Neste trabalho apresentamos uma análise da divulgação artística em estações da “linha verde” do metrô paulistano, na região da Avenida Paulista (estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro). Temos em vista especificamente compreender o discurso artístico institucional do metrô, considerando-se as relações com os sujeitos que frequentam as plataformas. Para isso, com base em uma abordagem discursiva, efetuamos alguns recortes de análise. Primeiramente, explicitamos o discurso institucional sobre a arte no metrô. Em seguida, analisamos os painéis de divulgação artística, tendo em vista mostrar como eles significam as obras dispostas na plataforma, bem como os sujeitos em trânsito. Finalmente, analisamos uma das obras presentes na estação Brigadeiro, procurando compreender os sentidos possíveis a partir de certos posicionamentos espaciais.
Situamos esta pesquisa no campo dos estudos discursivos sobre a cidade (ORLANDI [Org.], 2001a; ORLANDI, 2004, 2017). Considerando-se uma série de trabalhos sobre a espacialidade urbana e seus modos de significação, atentamos para os espaços de trânsito, em que os sujeitos se movimentam na passagem de uma a outra localidade. As estações são concebidas como espaços de interpretação, sítios de significação (ORLANDI, 2004). Observamos também as relações entre os sujeitos e as instituições públicas, na tensão entre o real da cidade (os sujeitos em suas práticas diversas) e a organização da cidade (direcionamentos de sentidos para os sujeitos citadinos), com ênfase para a análise dos sentidos públicos do discurso artístico.
No livro Mégapolis – les derneirs pas du flâneur, Régine Robin fala de seu “amor pelas cidades”, especialmente pelas grandes cidades (“D’où vient cette passion des grandes villes, des capitales?”). Após discutir as várias maneiras de se entrar, de atravessar uma cidade desconhecida, a autora propõe falar sobre suas andanças, itinerários, errâncias, peregrinações por cinco megalópoles: Nova Iorque, Los Ângeles, Tóquio, Buenos Aires e Londres. Mesclando reflexões intelectuais e experiências, performances, encontros subjetivos, a autora considera diversos olhares sobre as megalópoles: na ficção literária, no cinema, na televisão, discorrendo também sobre a “vida sensível”, a circulação, os fluxos, os meios de transporte, principalmente os metrôs:
Circuler, traverser, déambuler, passer d’un point à un autre, d’un lieu à un autre, aller au bout de la ligne, au terminus, là où les trains, les bus, les troleys, les tramways, les métros s’arretent. Bouts du monde. Buvettes fermées, escaliers ne donnant sur rien, terminus au millieu d’une prairie, d’un champ, d’une usine desaffectée ou d’une station ultramoderne, juste reconstruite. Être en transfert, en correspondence, avoir à changer, prendre de nouvelles directions, descendre à... Si on savait à l’avance où il faut descendre! Ne jamais descendre, savoir qu’on ne revient jamais au même lieu. (ROBIN, 2009, p. 12)
Questionando os sentidos do “flaneur”, tal como considerado desde o século XIX, em autores como Baudelaire e Benjamin, como uma espécie de observador oculto em meio à multidão, a autora reflete sobre as errâncias nos dias de hoje, nas grandes cidades, seja a pé, de automóvel ou pelos meios de transporte público. Diante de um mundo globalizado e sob as câmeras de vigilância, Robin diz: “J’incarne peut-être, à ma façon, ce nouveau flâneur des gigantesques centres commerciaux et des cafés qu’on retrouve partout à la surface du glôbe: Starbucks, Second Cup, Neos, etc.” (ROBIN, 2009, p. 346).
As estações de metrô, bem como os arredores da Avenida Paulista, são um desses espaços de andanças pela cidade. O sujeito em movimento observa e é observado, fotografa ou “narra” silenciosamente durante os percursos e paradas para, como diz Robin, “saborear”, “imobilizar esses instantes de plenitude” (ROBIN, 2009, p. 10). Ao andar pelas plataformas com uma câmera, buscamos formular questões de análise, propor modos de visualizar as obras e compreender os possíveis gestos de fruição e de interpretação das materialidades textuais e das espacialidades urbanas. Entre a apreensão cotidiana e a reflexão com base no Dispositivo de Interpretação da Análise de Discurso, procuramos flagrar os sentidos, expondo-nos ao mesmo tempo às alteridades e à “desorganização” da cidade[1].
Enquanto local de exposições de arte, as estações de metrô apresentam especificidades que procuramos compreender por meio da análise. Do mesmo modo como Françoise Rigat mobiliza a noção de silêncio, de E, Orlandi, para analisar certas formas de silêncio em visitas a museus, gostaríamos de evocar esse gesto para abordar a arte no metrô, onde os fatos de silêncio também chamam a atenção. Vejamos alguns dos sentidos de silêncio que Rigat observa nas visitas a museus:
Dans le musée, “ce lieu fréquenté où regne la retenue” (FRESNAULT-DERUELLE 2004: 31), il y aurait une éthique de la visite silencieuse ou, pour paraphraser Eni Puccinelli Orlandi (1996: 13), un mode d’être en silence, dans le silence du visiteur qui approche l’oeuvre: c’est le silence recuelli, méditatif, favorable à la délectation; silence touché, compréhensif qu’observe le connaisseur qui reçoit le mystère de l’art; silence vertigineux, fusionnel d’où émerge la vérité: silence pudique et respectueusement craintif du regardeur ébloui qui hésite à se rendre à la somptuosité du tableau; silence grave, apliqué de l’érudit qui scrute fixement chaque détail pour en dévoiler la substance; silence paralysant; aphasique qui nous saisit devant une toile que le hasard a mis sous nos yeux; silence engourdi, apaisé, que nourrissent la rêverie et la mélancolie des âmes réconciliées. C’est aussi le silence défiant, hébété, frustré du profane qui cherche ce que l’artiste a voulu dire; silence détaché, indolent du visiteur pressé; silence désinvolte et étourdit de l’amateur blasé; silence suspensif, aérien, propre à la “déambulation”, comme on dit,, où se meut librement la pensée... (RIGAT, 2015, p. 617)
Nessa enumeração de sentidos de silêncio no museu, por Rigat, notamos uma passagem do visitante que vai do “recolhimento” (meditação, deleite, compreensão, verdade, etc.) à “deambulação” (indolente, atordoado, insensível, aéreo, etc.). O sujeito visitante transita do repouso ao movimento. No caso das estações de metrô de São Paulo, notamos que o movimento é definidor do sujeito em trânsito, de modo que a imagem do sujeito visitante é a de quem realiza seus percursos, seus diferentes posicionamentos de fruição, vivenciando instantes efêmeros de parada, em meio à aceleração do dia-a-dia, e significando nas brechas a tensão entre repouso e movimento.
Um dos sentidos dos silêncios do sujeito em trânsito nas plataformas do metrô é o de sua deambulação imaginária, antecipações de percursos, reflexões, busca de recolhimento ou de laços identitários e de espaços em que possa situar-se. A fim de apreender esses momentos, mobilizamos o conceito de narratividade, conforme a concepção discursiva de Orlandi:
a narratividade como a maneira pela qual uma memória se diz em processos identitários, apoiados em modos de individuação do sujeito, afirmando/vinculando seu pertencimento a espaços de interpretação determinados, consoantes a específicas práticas discursivas” (ORLANDI, 2017, p. 287).
Os sujeitos que circulam pelas plataformas podem ser considerados, a nosso ver, na relação com processos de identificação, em práticas que produzem narratividades de transição espacial. Na busca por sentidos, na tensão entre movimento e repouso, o sujeito é exposto ao discurso artístico e cultural e isso traz certas condições para a formulação de narrativas espaciais. Ao trazer a noção de silêncio, para abordar as narrativas possíveis para o sujeito em movimento, entendemos que essa compreensão não é obtida diretamente, pois o silêncio não é representável, mas sim por um método que permite analisar seus reflexos[2]. Propomos, assim, analisar posicionamentos de visualização artística dos sujeitos nos espaços das estações. O discurso visual, se assim podemos dizer, seria um dos que participam da narratividade urbana.
A captura de fotos e vídeos e a análise de textos de exposições nos parecem procedimentos produtivos para tal propósito. Em um mundo em que a imagem tem sido ressaltada enquanto textualidade, e a visualização enquanto leitura, procuramos lidar com os artefatos de visualização que se apresentam para o analista em seus percursos citadinos. Trata-se também de uma prática de observação das textualidades urbanas, em suas materialidades diversas.[3]
Montagem do corpus e procedimentos de análise
Tendo em vista a análise do discurso institucional, consultamos o site oficial do Metrô de São Paulo. Selecionamos no site as sequências em que a instituição é apresentada e outras que permitiram observar a relação com as atividades artísticas no metrô. Além da sessão institucional “sobre nós” do site, ali encontramos também uma remissão para o livro digital Arte no Metrô, de A. Nascimento (2012), no qual encontramos, além de um prefácio sobre os inícios e as transformações das exposições de arte, uma sessão sobre o Acervo Artístico do Metrô de São Paulo, com descrições das obras e biografias dos autores que fazem parte desse acervo.
Para analisar as obras e os painéis de divulgação, fizemos algumas visitas às estações de metrô, a fim de observar os espaços de exposição e de divulgação da arte, assim como a circulação dos sujeitos ali de passagem. Após os primeiros contatos com as obras de arte, algumas chamaram a atenção por estarem estreitamente ligadas ao espaço da estação e à movimentação dos frequentadores. Selecionamos, então, para a montagem do corpus, um painel de autoria de Fernando Lemos, denominado Des-aceleração, que está fixado na parede do túnel por onde passa o trem, na Estação Brigadeiro. Tal painel é visível de dentro do trem, quando ele parte da estação Brigadeiro em direção à Estação Trianon-Masp; ou, a partir da plataforma, quando os passageiros aguardam o trem.
Quanto ao painel de divulgação das obras, ele traz dois textos de divulgação artística. O primeiro identifica, descreve e mostra a localização das obras permanentes do sistema do Metrô de São Paulo. E o segundo consiste em uma divulgação de atividades culturais disponíveis para os interessados, atividades essas realizadas também no interior das estações de metrô.
Após a seleção dos materiais de análise, e considerando-se as diferentes materialidades (verbais e não-verbais) aí presentes, efetuamos fotos das obras de arte e dos painéis de divulgação, por meio de câmera de celular. As fotos permitiram a montagem do corpus com base na simulação de enquadramentos possíveis a partir de diferentes posições de visualização pelos sujeitos na plataforma. Inicialmente, capturamos fotos das obras da posição de quem as observa à beira da estação, na espera do trem. Em seguida, fizemos fotos do painel de divulgação do ponto de vista quem se aproxima para a leitura.
Na medida em que a montagem do corpus progredia, foram surgindo questões mais específicas para a análise, que levaram a novas visitas e capturas de fotos com outros enquadramentos. Assim, o procedimento fotográfico acompanhou as reflexões, as descrições das materialidades textuais e as reformulações teóricas. As fotos desempenharam um papel de artefato de observação da cidade, envolvidas na montagem do dispositivo de análise. Por meio de recursos de cortes, ajustes de zoom (afastamentos e aproximações) e controle de brilho e contraste, foi possível formular novos recortes, afinar as descrições e aprimorar a explicitação dos gestos de interpretação.
Após as primeiras análises das fotos, e em vista da questão de compreender não somente a posição de quem contempla a obra de arte da plataforma, mas também a de quem viaja pelo trem, realizamos ainda outra visita, para a captura de vídeos de dentro do trem, registrando movimentos de visualização dos painéis artísticos na aproximação da estação e na saída em direção à estação seguinte. Assim como no caso da fotografia, o vídeo condicionou reflexões teóricas e metodológicas que levaram a novos recortes de análise, com o auxílio, nesse caso, de montagem de uma sequência de vídeo-fotos, com momentos sucessivos de visualização das obras. Em seguida, a sequência de vídeo-fotos foi analisada, trabalhando-se as questões que surgiram nessa última etapa de análise.
O trabalho de montagem de corpus, mediado pelo procedimento de foto e vídeo, fez refletir sobre a relação entre movimento e repouso nas situações de contato com as obras de arte e painéis de divulgação. Os aparelhos de captura de imagens, ao lado do olhar do analista, promoveram outros enquadramentos e efeitos visuais, contribuindo para uma compreensão multifacetada, modular, dos objetos discursivos e dos limites e fronteiras entre estática e dinâmica dos sujeitos no espaço citadino. Note-se que durante a análise das fotos, deparamo-nos com “fatos” inusitados, não previsíveis, construídos por meio dos dispositivos, de modo que lidamos a todo momento com os “equívocos” do discurso artístico, com a polissemia, os diferentes posicionamentos de apreensão das obras. Consideramos, assim, o artefato fotográfico, na relação com a teoria do discurso, como sujeito a equívocos, na relação entre o sujeito analista, ao montar seu dispositivo, e o objeto de análise: artefato sujeito a “falhas”, ferramenta “imperfeita”[4].
Discurso institucional sobre a arte no metrô: educação em viagem
Quando o discurso artístico e cultural é sustentado por uma instituição pública, a relação da arte com o Estado toma contornos específicos, com a adoção de certos direcionamentos para o cidadão, a cidade, o espaço público. De que modo a arte e a cultura são significadas nesse discurso institucional voltado para os usuários do transporte público?
Nos anos 60, a institucionalização da arte pelos museus passa a ser questionada, de modo que outros espaços passaram a ser ocupados para as exposições de arte. Conforme o professor e curador Fernando Cocchiarale:
A arquitetura de áreas expositivas vem sendo adequada aos novos conceitos e repertórios que alteraram e seguem alterando o rumo da produção artística e das teorias de arte desde o século XVIII. Dos ateliês e museus influenciados pelo Iluminismo, nos quais os quadros recobriam, de alto a baixo, qual uma coleção de insetos ou de mineralogia, as paredes dessas recém-criadas áreas expositivas, passando pelo cubo branco modernista, cuja neutralidade podia acolher, sem quaisquer interferências, a pureza formal das obras de arte, até a apropriação recente de espaços concebidos e projetados originalmente para atividades com funções estranhas à arte, temos, sempre, o entrelaçamento entre as questões e as necessidades da produção artística e as características espaciais da arquitetura nas quais é exibida (COCCILIARALE, 2007, p. 181)
Os espaços subterrâneos dos metrôs, que evocam a memória da arquitetura das “cavernas”[5], com sua modernidade de jogos de sombras e luzes. consiste em um desses espaços que passaram a ser ocupados para as exposições artísticas, como é o caso do metrô de São Paulo. Embora as condições de mobilidade sejam outras, nota-se, assim como nos museus, uma prática de institucionalização da arte, um discurso de organização que orienta sentidos para os sujeitos em trânsito[6].
O Metrô de São Paulo é organizado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, constituída em 1968 e controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). Segundo o site da empresa (COMPANHIA DO METROPOLITANO, 2019, s.p.), esse Metrô é responsável por 6 linhas que somam 65,8 km de extensão e 59 estações, por onde passam 4 milhões de passageiros diariamente. Tal rede está integrada aos trens metropolitanos (CPTM) e a outros modais de transporte na cidade de São Paulo. A quantidade de usuários, que caracteriza um “transporte de massa”, é ressaltada e torna-se uma questão que se repete como determinante para a realização de projetos envolvendo a arte nesse espaço.
Há uma série de programas culturais organizados pelo Metrô, dentre os quais salientamos aqui o Arte no Metrô e o Linha da Cultura. As propostas de arte no metrô remontam aos inícios das atividades do Metrô, em 1968, mas elas foram formalizadas posteriormente, em 1988. Há um discurso de fundação das linhas de metrô, que é marcado pela relação dos transportes públicos com a arte, e pela ideia de transformar as estações em “galerias de arte subterrâneas”:
Quando a Estação Sé do Metrô de São Paulo foi inaugurada, há 34 anos, já com as primeiras obras de arte instaladas, surgiu o momento de colocar em prática uma ideia que vinha sendo trabalhada desde a fundação da Companhia, em 1968: transformar as estações do sistema em galerias de arte subterrâneas e aproximar o cidadão dessas manifestações culturais. Eram esculturas, como as de Alfredo Ceschiatti e Marcelo Nitsche; e murais, como os de Renina Katz, Cláudio Tozzi e Mário Gruber. Eles estão entre os primeiros artistas plásticos especializados em arte pública e esse pioneirismo despertou o interesse de pintores e escultores. Nascia, assim, o projeto "Arte no Metrô", formalizado em 1988, que passou a estabelecer critérios e organizar o acervo de obras de arte contemporânea do Metrô de São Paulo. (COMPANHIA DO METROPOLITANO, 2019, s.p.).
Arte Pública e Arte Contemporânea são as que se apresentam nesse projeto fundador e que até hoje são tomadas como pertinentes para serem expostas e “aproximar o cidadão dessas manifestações culturais”. Atualmente, o acervo do Metrô conta com 91 obras de arte em 37 estações, “composta por painéis, murais, pinturas sobre tela, instalações e esculturas. São artistas renomados, como Aldemir Martins, Tomie Othake, Antonio Peticov, Denise Milan, entre outros” (idem, s.p.). Além de obras permanentes, de autores consagrados, o Metrô fomenta também exposições temporárias e outras atividades artísticas de interesse social e educativo, como se nota no programa Linha da Cultura:
A Linha da Cultura é um programa voltado para produções artístico-culturais realizadas no Metrô de São Paulo. Desde 1986, o Programa de Ação Cultural realiza, sistematicamente, ações continuadas para a promoção de diferentes formas de expressão artísticas: exposições, música, dança e teatro.
A Linha da Cultura – exposições - oferece uma agenda que abarca diversas linguagens artísticas com abordagem de conteúdos de interesse social e educativo, proporcionando a troca e interação da empresa com seus usuários por meio da arte. (COMPANHIA DO METROPOLITANO, 2019, s.p)
Esses programas levaram à organização de comissões formadas por representantes de instituições artísticas, de modo que o discurso governamental se associa ao de especialistas na área:
A intensa procura fez com que o Metrô instituísse, em 1990, a Comissão Consultiva de Arte, formada por representantes da Pinacoteca do Estado, do MASP, do MAM, do IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil, da ABPA – Associação Paulista de Belas Artes e por representantes das áreas de Marketing e Arquitetura do Metrô paulistano. A função desta comissão é a de assegurar um processo de seleção criterioso e consistente para a escolha de projetos de arte contemporânea, bem como sua adequação para ser instalada em espaço público do Metrô de São Paulo. (idem, s.p.)
Com a inserção da arte no metrô, assentada em uma memória institucional e nas vozes de especialistas, produzem-se determinadas imagens da arte, do modo de divulgá-la e do sujeito usuário do metrô. A arte é concebida na relação com a espacialidade das estações, tendo em vista a grande quantidade de usuários em movimento. Isso propicia, segundo Abramo, uma forma de “educação para o povo”, seguindo as concepções do escritor e crítico de arte inglês Ruskin, no século XIX. Enquanto “fruidor” da arte, nessas circunstâncias, o usuário do metrô é visto como alguém que apresenta um modo de percepção específico:
Para Radha Abramo, que durante anos foi uma espécie de curadora do projeto Arte no Metrô, a disponibilização de obras de arte para milhares de usuários do metrô resgata o sonho utópico do intelectual inglês John Ruskin de levar a arte até o povo, em função de seu inegável potencial educador. Entende Radha que o homem moderno é caracterizado pela percepção fragmentada das coisas e que essa fragmentação tem suas origens na aceleração da vida. E acrescenta que, normalmente “o fruidor não para diante do painel do metrô; movimentando-se no percurso convencional que o leva ao trem, vai acumulando formas, cores e linhas que depois se arranjam mentalmente em correspondência com a obra vista. Com essa atitude, ele soma ao anterior prazer maior de recriá-la abstratamente na memória.” (SACRAMENTO, 2012, p. 8)
O “homem moderno” que se projeta para o usuário de metrô é o que se caracteriza pela “aceleração da vida”. Esse sentido de “aceleração”, associado à espacialidade e à temporalidade das estações de metrô, evoca uma série de discursos sobre a cidade de São Paulo, enquanto metrópole acelerada, moderna, sempre em transformação. O discurso institucional do Metrô, ao promover as exposições e demais atividades artísticas e culturais, atualiza essa memória de uma prática educativa que visa a lidar com os sujeitos em movimento e a aceleração moderna e contemporânea das grandes cidades.
O painel de divulgação: arte no metrô e roteiros culturais para sujeitos em movimento
Passemos à análise dos painéis de divulgação. Localizados em locais de passagem, geralmente nos mezaninos, nas plataformas ou próximo ao embarque/desembarque, nota-se uma linguagem visual (com ênfase para fotos de obras e imagens de materiais de divulgação), acompanhada de textos verbais que orientam os leitores para a localização das obras presentes no sistema do metrô, apresentando também uma breve descrição delas. Na foto abaixo, na Estação Brigadeiro, os dois painéis de divulgação artística, situados à direita, encontram-se ao lado de outros textos endereçados aos passageiros, como o mapa das linhas de metrô e algumas orientações de segurança, do lado esquerdo:
Fonte: acervo do autor
De um lado, textos voltados ao leitor enquanto usuário de transporte; de outro, textos endereçados ao leitor enquanto sujeito cultural em contato com as obras e atividades artísticas no metrô. Um dos painéis culturais é intitulado Linha da Cultura e outro Arte no Metrô. Esses dois títulos correspondem, como vimos mais acima - na análise do discurso institucional do Metrô, a dois programas de atividades artísticas promovidos para os frequentadores das estações. O Arte no Metrô promove exposições permanentes com obras de Arte Contemporânea de autores renomados em uma série de estações do metrô. E o Linha da Cultura é aberto a projetos de artistas, que são selecionados para exposições temporárias também no metrô. Enquanto o texto de Arte no Metrô está disponível permanentemente no painel, o texto da Linha da Cultura é trocado a cada mês, (no painel que fotografamos, esse painel remete ao mês de outubro de 2019).
Podemos considerar uma proximidade desses textos aos textos de exposições em museus, também chamados de textos expográficos[7], na medida em que ambos abordam exposições artísticas, obras de arte em sua espacialidade, “guiando” de certo modo os leitores em seu percurso. Porém, os textos de metrô que analisamos apresentam uma especificidade, que é a de considerar os sujeitos em movimento em espaços abertos, em uma temporalidade de passagem, o que condiciona os modos de visitação, fruição ou até mesmo a dispersão dos passageiros. Enquanto nos museus, a diversidades de textos e de materialidades exposicionais é cada vez mais acentuada, contemplando-se diferentes sensibilidades, nas estações de metrô que visitamos há uma limitação dos textos expográficos, com tendência a anunciar as obras, indicar sua localização e fornecer uma breve descrição, enquanto os textos de apresentação mais extensos, explicativos, especializados, podem ser encontrados no site do Metrô e em outros endereços da Internet.
Isto posto, na análise que segue vamos nos limitar ao estudo do painel Arte no Metrô, e mais especificamente, como adiantamos, a uma das obras ali indicada e descrita: o painel Des-aceleração, de Fernando Lemos.
O passageiro em movimento e a fruição artística
Abaixo focamos o painel Arte no Metrô. O texto é organizado em uma primeira parte, introdutória, em que há um texto verbal direcionado aos passageiros, seguida do corpo do painel com imagens reduzidas e descrições das obras. Estas são indicadas por pequenas fotos distribuídas pelas linhas do metrô, estando presentes as seguintes linhas: linha 1 Azul, linha 2 Verde, linha 3 Vermelha, linha 5 Lilás:
Fonte: acervo do autor
Tomemos primeiramente, para análise, o texto introdutório, localizado na parte de cima do painel:
Entre uma viagem e outra, você pode apreciar o acervo de arte contemporânea nas estações do Metrô de São Paulo. Produzidas por renomados artistas plásticos, as esculturas, painéis, pinturas e instalações integram-se à arquitetura das estações e convidam à contemplação. Conheça as estações com obras de arte e crie o seu próprio roteiro cultural.
Podemos remeter esse texto à posição institucional já desenvolvida nos itens anteriores, na qual se produz um discurso educativo para a “massa” de sujeitos que frequenta o metrô. A partir dessa posição de educador divulgador das obras, o discurso é orientado para os interlocutores passageiros, em um certo período temporal: “Entre uma viagem e outra”. A preposição “entre” marca aí os espaços intervalares entre as viagens, dentro do que estamos considerando como um discurso de transição espacial. Nesse entremeio, o discurso didático aponta o que o sujeito “pode” fazer no período em que se encontra nas estações, especialmente “apreciar o acervo de arte contemporânea nas estações do Metrô de São Paulo”. O sujeito leitor é identificado pelo pronome “você”, marcando uma relação próxima, convidativa, imaginando-o como um sujeito apreciador das artes, individualizando-o em meio à multidão. Esse sujeito é convidado a “apreciar”, “contemplar”, “conhecer” e “criar” seu próprio roteiro cultural.
O “convite” é uma tipologia recorrente em exposições de arte, e quando ele ocorre em um espaço público como o das estações de metrô, de modo permanente, marca-se uma outra relação com o leitor passageiro, que não é apenas a de usuário de transporte público. Trata-se de um convite para que o sujeito ocupe a posição de sujeito cultural e de fruidor de obras artísticas. Seria a nosso ver, um dos posicionamentos possíveis para esse sujeito em seus momentos de repouso, de transição entre uma viagem e outra, ou entre a chegada em uma estação e a saída para a “rua” (no caso, a Avenida Paulista, um dos mais conhecidos polos culturais da cidade). Enquanto isso, há também os “renomados artistas plásticos” que produzem as obras, imagem de artistas reconhecidos publicamente, que se busca aproximar dos apreciadores de arte.
É interessante notar que o “convite” aparece sintaticamente como sendo feito pelas obras de arte (personificação), estando estas “integradas” à arquitetura das estações. Assim, a voz de quem convida, que poderia ser a dos organizadores das exposições, ou mais amplamente da instituição metroviária, aparece silenciada, transformada, enquanto a localização das obras, ligadas à arquitetura em que se encontram, mostra-se como convidativa. Isso confere uma imagem universalizada para o discurso didático, com ausência de marcas de primeira pessoa, como em um convite anônimo, uma informação pública.
Diante do painel com ares de convite de exposição, colocamos a questão de saber de que modo a fruição, a “apreciação”, a “contemplação” poderia ter lugar nas estações. Ao ler nesse painel a legenda da obra “Des-aceleração”, deparamo-nos com uma nomeação que nos pareceu pertinente para a análise: Vejamos o detalhe da legenda abaixo da imagem do painel:
Fonte: acervo do autor
A nomeação suscita a questão da relação da obra com o local em que ela se encontra, na medida em que os trens nas estações apresentam movimentos de aceleração e desaceleração. Pensamos, diante disso, para a continuação do trabalho, analisar a nomeação da obra e em seguida refletir sobre as diferentes situações de “fruição” pelos sujeitos.
Nomeação e equívoco