A série e-urbano é uma publicação do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri –Unicamp) que reúne artigos dos pesquisadores, colaboradores e parceiros deste Laboratório, que desenvolvem pesquisas no âmbito do grupo e-urbano ou que tenham proximidade temática com os objetivos deste grupo.




  • E-URBANO: SENTIDOS DO ESPAÇO URBANO/DIGITAL

    Neste livro digital, publicado pelo Laboratório de Estudos Urbanos – LABEURB, os leitores e navegadores do ciberespaço, vão encontrar uma série de capítulos reunidos em torno da reflexão sobre os sentidos do espaço urbano e do espaço digital, sentidos que fazem com que o urbano e o digital se re-signifiquem e re-signifiquem o modo como o sujeito experimenta, vive o espaço, nos dando pistas para compreendermos a sociedade contemporânea. Toda a reflexão aqui apresentada resulta do trabalho do grupo de pesquisa e-urbano, das discussões desse grupo em torno das questões sobre o sujeito, a sociedade, a cidade, a mídia, o conhecimento, a divulgação científica, a autoria, a subjetividade, a ideologia, a tecnologia, enfim, questões que foram reunidas nos trabalhos (...)





  • FORMAS DE MOBILIDADE NO ESPAÇO E-URBANO: SENTIDO E MATERIALIDADE DIGITAL


    Apresentar o II volume da série de livros digitais e-urbano é, para mim, uma grande satisfação. Primeiro, porque o trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos últimos 10 anos, para compreender o sentido do digital na sociedade contemporânea se configura na(o) forma(to) do conhecimento científico quando se publica um livro com a densidade teórica dos capítulos que compõem esse volume. Segundo, porque o grupo de autores que compõem esse livro vão trazer reflexões, a cada capítulo, de lugares teóricos distintos, mas todos tendo a Análise de Discurso como lugar teórico de diálogo, como base para análise. Terceiro, porque cada um desses capítulos vai compondo, não só o livro, mas nossa compreensão sobre o digital (...)